E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Qual seu diferencial de negócio?

Qual seu diferencial de negócio?

Recentemente estive em uma cidade do interior do Estado de São Paulo para avaliar alguns negócios, apesar da crise pude perceber que alguns empresários estavam tentando manter seus estabelecimentos abertos inovando nos produtos e serviços oferecidos aos clientes. O artigo de hoje vai falar justamente sobre inovação e diferencial de negócios.

 

Apesar da crise econômica e política pelo qual o Brasil vem atravessando, os empreendedores não podem se deixar levar pelo desânimo e a única forma de alavancar os lucros é criar e inovar. O cérebro deve ser usado de maneira inteligente, pois todas as pessoas são capazes de inventar novos produtos ou serviços que possam ser um diferencial em suas áreas de atuação e renderem bons lucros. Infelizmente, o que vem acontecendo é que alguns indivíduos acostumados ao comodismo tem preferido esperar que os problemas do país se resolvam naturalmente sem se esforçarem para terem um diferencial de mercado.

 

A criatividade deve sempre aflorar em épocas de crise, pois há sempre a necessidade em se criar produtos úteis, eficientes e com baixo custo. Não importa o tipo de invenção desde que ela venha ser um diferencial no mercado comercial. Pessoas simples podem criar uma receita de sanduiche diferente, saborosa com valor nutricional e baixo custo e fazer muito sucesso, outros podem criar equipamentos eficientes que ajudam nos afazeres domésticos, e outros pessoas podem apenas criar uma marca profissional que seja o diferencial de um determinado produto e ganhar o mercado.

 

Não importa qual o tipo de invenção, o importante é colocar a criatividade em ação, inventar, registrar e inovar. Quando falamos de invenção estamos dizendo sobre o ato de criar um novo produto, processo ou tecnologia ou até mesmo o de aperfeiçoá-los. A invenção costuma surgir de um processo criativo, muitas vezes é apenas um projeto ou um protótipo sem valor econômico ou foco mercadológico. Nem todas as invenções são novidades, porém quando o produto ou o processo tem foco econômico passa ser uma inovação. Só chamamos de inovação quando determinado produto, processo ou tecnologia possui desempenho econômico ou é comercializado através de técnicas de estratégia que foram desenvolvidas através do marketing destacando-os dos demais existentes no mercado.

 

A invenção ou a criação depende de conhecimento e experiência no segmento no qual se tem a intenção em desenvolver um determinado produto, no entanto a inovação independe desses fatores porque o foco principal é agregar valor aos produtos de uma determinada empresa diferenciando-os dos demais existentes no mercado.

 

A inovação é muito importante em tempos de crise, pois coloca o empreendedor e os seus negócios a frente dos demais concorrentes. Ideias que atendem as expectativas ou as necessidades do mercado tendem a ser vistas com bons olhos, pois além de ser considerada sustentável também tende aumentar os lucros das empresas. A resistência dos empreendedores é o maior percalço atualmente no mundo dos negócios, pois faz com que eles fiquem para trás em questão das novidades do mercado e percam mercado para a concorrência que muitas vezes investe grandes valores em inovação.

 

Não importa qual o tamanho das empresas, pois quem não investe em diferenciais de mercado tende a ficar estagnado e perder a clientela. Em todos os setores há uma carência muito grande de produtos eficientes e inovadores, portanto invista, seja criativo, e não permita que a resistência retrograda do mercado conservador impeça que a empresa venha emergir em tempos de vacas magras. Tenha um diferencial de negócios, e seja acima de tudo competitivo tanto no mercado nacional como no estrangeiro. Esta é a receita básica para o sucesso e para sobreviver em tempos de crise econômica.

 

Vamos avante e até o próximo artigo!

 

Abraços,

 

Comendadora Marisa Fonseca Diniz

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0