E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Quanto você paga de Impostos sobre suas Compras de Natal?

Quanto você paga de Impostos sobre suas Compras de Natal?

Natal chegando, família reunida para uma bela ceia brindando o nascimento de Jesus Cristo. Tem ainda a figura do Papai Noel, o bom velhinho, sorridente entregando presentes para todos. Uma semana depois, festas para brindar mais um ano que se inicia, 2013

Tudo lindo e maravilhoso, mas infelizmente vou lhe trazer a realidade de um país que arrecada quase 40% de toda a riqueza produzida por ano, o famoso PIB (Produto Interno Bruto) e isso afeta muito seu bolso, principalmente nas festividades de Natal e Fim de Ano, quer ver?

Recentemente foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) uma lista com os produtos que mais consumimos nesses momentos e qual o tamanho da carga tributária que pagamos.

Qual o percentual de imposto que eu e você pagamos ao comprar um simples espumante para brindar com a família nas festas? 59,49%. Isso é, quase 60% do valor que você paga por um espumante é imposto, que vai para o governo construir estradas, educação e saúde, nós bem sabemos, não é mesmo?

Haa, tem o delicioso Chester, Pernil ou então o Peru para a ceia de Natal, não é mesmo? 29,32% é imposto!

Mas quem resiste aos encantos de um saboroso Panetone? 34,63% é imposto!

Montar a árvore de natal na sala e fazer as crianças decorarem com belíssimos enfeites, colocando um lindo presépio sob a árvore é uma tradição. Na árvore você paga 39,23% de Imposto. Nos enfeites 48% e no presépio 35,93% é imposto!

Chegou a hora dos presentes. Vai dar um celular para seu filho? 39,80%. Uma bicicleta? 45,93%. Brinquedos? 39,70%. Vai dar jóias para a esposa? O governo fica com 50,44% dessa jóia!

Infelizmente não podemos fugir desses impostos, mas devemos sim, ter consciência e saber que eles existem em cada produto que compramos para cobrarmos cada vez mais de nossos políticos o destino de cada recurso arrecadado.

Mas voltando á questão das festas de Natal e Ano Novo, uma boa dica é a família fazer o “AMIGO OCULTO” ou “AMIGO SECRETO”.

Que é quando a família se reúne, coloca num pedaço de papel o nome de cada integrante. Após isso esses papéis com os nomes são dobradinhos e colocados numa vasilha.

Cada integrante retira um papel e verifica quem é seu “Amigo Secreto” sem deixar que os outros vejam. Para funcionar, o número de integrantes deve ser PAR, para que todos possam receber seu presente. No dia da entrega dos presentes, Alguém inicia a entrega.

Aquele que recebe o presente, já revela também que é seu amigo. Geralmente não se revela diretamente o nome de seu amigo oculto, mas sim, vai se revelando algumas características dessa pessoa, para que os outros possam tentar adivinhar. E assim vira uma grande festa de carinho e amizade.

Desta forma toda a família recebe presentes, a própria brincadeira do amigo oculto confraterniza e reúne a família e você não gasta muito.

Ao invés de comprar uma “lembrancinha” baratinha para cada parente, você compra um bom presente para seu amigo secreto.

Até a próxima.

Cristiano Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0