E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Rede Globo – Campeã em inovação

Rede Globo – Campeã em inovação

Venho falando muito sobre a importância da inovação e sua real importância para o sucesso de qualquer negócio. Temos observado que algumas empresas, através de muita inovação, conseguiram praticamente sair do anonimato para a liderança. Claro que nesse momento,  vem à nossa mente a Samsung, entre outras. No entanto, gostaria de destacar uma empresa brasileira campeã de inovação — A Rede Globo.

Enquanto preparava a pauta para meu próximo programa, pude assistir um capítulo da novela das sete, “Cheias de charme” (exibido no dia 06 de Agosto de 2012). Nesse capítulo, elas se apresentam com uma nova dupla sertaneja. Gostaria de deixar claro, que não sou puxa saco da Globo nem garoto propaganda. No entanto, não posso negar o profissionalismo e sua preocupação com a inovação. No capítulo referido, ela dá um banho de imagens, desenho gráfico, fotografia, cenografia, coreografia e claro, sua capacidade de faturar.

A Rede Globo não chegou a ser a primeira emissora no ranking nacional por acaso. Não me interessa se ela usou ou não de maracutáia. O que desejo ressaltar aqui é sua capacidade de inovação.Praticamente desde sua fundação,  ela tem se preocupado em INOVAR. Você pode até não gostar, ou mesmo duvidar dos números da audiência, mas não pode ficar alheio, a tudo que essa fantática empresa brasileira, vem fazendo na televisão brasileira. INOVAÇÃO; acredito que essa deve ser a palavra de ordem dentro da empresa. O interessante, é que o fator humano é o total responsável por esse sucesso. Com capital, mas sem profissionais com mentalidade inovadora, não teriam chegado tão longe. Enquanto isso, as outras emissoras correm atrás da líder, mas, com apenas lampejos de inovação. Nos lembramos de programas inovadores de sucesso, como Sítio do Picapau amarelo, TV Pirata, Balança mais não cai. Mais recentemente, Fantástico, Profissão Repórter entre tantos outros. Nota: Esses programas inovaram, cada um dentro de seu segmento.

De modo geral, é isso que as empresas brasileiras podem aprender. Sem inovar, você até pode ir a algum lugar, mas com a inovação, você chegará onde quiser. Se você ainda dúvida disso, dê uma olhada na trajetória da Apple. Eu considero que a inovação é semelhante ao vestido da noiva. Pra quem as pessoas olham, para a noiva? Não, elas olham para seu vestido; para a embalagem da noiva. Se o vestido é chinfrim, quem se interessa saber se a noiva é bonita ou feia. Elas comentarão sobre o vestido, sobre a embalagem. Então pergunto, como é que seus consumidores irão perceber seu diferencial? Como o diferenciarão da concorrência? Se sua embalagem for legal, elas se lembrarão de você.

Visistem nosso site www.programacases.com.br

Forte abraço,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0