E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

SELIC – Taxa Básica de Juros

SELIC – Taxa Básica de Juros

Julho de 2017, o COPOM, que é o Comitê de Política Monetária do Brasil, decidiu reduzir a taxa SELIC de 10.25% para 9,25% ao ano. Cortando portanto, 1% da taxa ao ano. É a menor taxa básica de juros desde 2013.

SELIC é a taxa básica de juros que temos no Brasil, onde todos os outros produtos financeiros se baseiam para cobrança de juros, tais como Empréstimos Consignados, Empréstimos para financiamento de carros, móveis, casas, sem contar também os juros do cartão de crédito e do cheque especial. É na taxa SELIC também, que os juros para empréstimos de pessoa jurídica são baseados.

Mas vamos trocar em “miúdos”: essa redução da Taxa SELIC vai mexer com todos os juros que são cobrados no mercado. Se você pedir empréstimo hoje, já vai ter um juro um pouco menor, do que se você tivesse pedido esse empréstimo no mês passado.

O corte dos juros básicos da economia, é uma sinalização do governo aos empresários para que esses possam fazer investimentos em suas empresas, pegando empréstimos a juros mais baixos, para gerar empregos e renda.

Mas para quem investe seu dinheiro em RENDA FIXA, tais como os CDBs de bancos e os títulos públicos do governo federal, os chamados “TESOURO DIRETO”, essa redução da taxa de juros significa menores ganhos, menores rentabilidades nesses produtos financeiros.  Então pode ser que muitos desses produtos financeiros deixam de ser atrativos ao investidor, visto que depois de descontar o Imposto de Renda e taxas, muitos desses produtos, na verdade quase que a maioria, vai rentabilizar menos ou igual a caderneta de poupança.

Em resumo, está acabando a festa da renda fixa no Brasil. Quem desejar investir seu dinheiro, deve procurar investimentos em Bolsa de Valores, no Brasil e no Exterior.

Existem ótimas oportunidades de investimentos, basta ter o conhecimento ou consultar um profissional da área.

Quando você adoece, você busca o melhor profissional médico. Quando você precisa da justiça, procura o melhor profissional advogado. E quando se trata de dinheiro? Porque não procura um profissional?

Reflita sobre isso!

Uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0