E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Seu machado está afiado?

Seu machado está afiado?

sucesso

Desculpe-me começar esse artigo usando um jargão tão conhecido. Fiz isso, apenas para chamar sua atenção para a importância da preparação. Você se considera uma pessoa preparada?

A palavra de ordem hoje no Brasil é “apagão de mão de obra”. Bem, eu já vinha alertando para isso há pelo menos quatro anos. Hoje, existem milhares de vagas em aberto por falta de candidatos preparados. O Brasil nunca importou tanta mão de obra estrangeira, como tem feito nos últimos meses. Tudo isso está acontecendo porque milhares de profissionais estão apenas “aparentemente preparados”. Existe um gape entre o que você pensa quanto a estar preparado, e o que o mercado acredita e necessita. Sendo assim, precisamos entender o que o mercado considera estar preparado.

Eu acredito que conquistar um diploma, uma especialização ou dar um Up Grade na carreira, é relativamente fácil. O problema está na formação e na inserção de valores, que serão fundamentais, para sustentar o profissional em seu posto de trabalho. Quando se tem valores como, ética, caráter, respeito, humildade etc, e um curso acadêmico, tudo isso junto, pode transformar qualquer pessoa, num profissional de sucesso. Isso sim deixa qualquer “machado afiado”.

O mundo carece como nunca de valores como esses. Por que acha que estamos em decadência, sempre saindo e entrando em caos econômico? Porque supostos líderes inescrupulosos, fomentadores do caos e da desgraça estão atuando. Estou falando em nível mundial, mas se usarmos uma lupa, veremos isso acontecendo em grandes corporações. Quer exemplos?  Caso Sadia -Perdigão, Daslú, Enrom, Encol etc. quer dizer, pessoas com currículos exemplares, foram os causadores de fraudes e desatinos, com consequências desastrosas. Isso demonstra que esse tipo de gente, embora “preparadas,” são perniciosas à sociedade.

Ghandi, H. Ford, T.Edson, Dale Carnegie, Napoleon Hill, Lee Iacocca, Marther L. King, Ricardo Semler, Jack Welch, fizeram a diferença em suas cidades, países e até no mundo. Essas pessoas são inspiradoras e continuam influenciando de forma positiva, a vida de muita gente. Pessoas preparadas, com valores necessários e importantes para fazer a diferença a qualquer hora e a qualquer momento.  Seus machados foram afiados para fazerem a diferença e deixar um legado.

O que estou querendo dizer é que estar preparado e possuir um diploma é de suma importância. No entanto, considero isso apenas como uma embalagem. O mais importante é o que está dentro de você.

Um grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0