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Seus vendedores estão preparados para fazer a diferença?

Seus vendedores estão preparados para fazer a diferença?

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Os profissionais de vendas estão e sempre estarão em alta no mercado. O portal Exame.com fala de uma pesquisa americana, onde gestores americanos concluíram que bons vendedores fazem a diferença. Claro que quando a economia vai bem, não se nota a importância desses profissionais. No entanto, basta haver algum problema, como uma crise, e eles se sobressaem.

Na verdade, o resultado dessa pesquisa não é nenhuma novidade. Há pelo menos quatro anos, venho falando sobre a importância desses profissionais para a o sucesso de qualquer corporação. O artigo acaba ratificando a necessidade de profissionais qualificados, preparados. Cada vez mais, as empresas americanas investem em Escolas de Vendas. O número desses treinamentos quase dobrou em quatro anos. Infelizmente, aqui no Brasil, estamos engatinhando quanto a isso. As empresas consideram luxo enviar seus profissionais a seminários, ou mesmo, contratar consultores para treinar sua força de vendas. Preferem ter seus vendedores abaixo de suas capacidades, rendendo apenas o necessário, do que investir nesse capital.

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Eu continuarei batendo nessa tecla. Tenho certeza que aos poucos, outras vozes se juntarão à minha. Treinar para a excelência é o melhor caminho para resultados sustentáveis. Deixar sua força de vendas equipada, com técnicas modernas e argumentos consistentes para o convencimento do cliente, só se consegue com um bom treinamento.

Se você acha que estou exagerando, visite qualquer revendedora de automóveis, ou entre em qualquer loja, e avalie o “atendimento” que receberá. Tenho absoluta certeza que os resultados deixarão qualquer um surpreso. O que temos observado, é que em sua grande maioria, o “atendimento” está nivelado por baixo, rasteiro. Os vendedores cumprem tabela, fazem apenas o “basicão”. Não estou sendo genérico, não seria leviano. Felizmente sempre haverá exceções. As empresas que levam a sério o treinamento, que se preocupam em deixar seus profissionais de vendas preparados, independentes do medo de eles serem roubados pela concorrência, ou não, sempre terão seus resultados melhores em relação à seus concorrentes.

Portanto, gostaria de perguntar a você empresário, gestor, líder. Como vem encarando esse tema? “Empurra com a barriga”, faz “ouvido de mercador”? Acredito que está mais do que na hora do Brasil acordar para essa necessidade. Se informe, leia consulte, e verá excelentes vantagens em investir nesses profissionais.

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

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Sem comentários
  • Luciana
    29 de janeiro de 2013 ás 15:58

    Ótimo artigo. O bom vendedor, formado e preparado para o seu mercado, consegue despertar a necessidade do cliente por conhecer as necessidades do segmento. Ou seja, o bom preparo aliado a um bom conhecimento de mercado e público alvo é resultado positivo na certa!

  • Artur Pedrosa
    30 de setembro de 2013 ás 15:05

    Na Remax temos um chavão: Quanto mais soubermos, mais vendemos!
    Só quem nunca trabalhou em mercados muito competitivos é que não alcança o significado mais profundo da importância em investir na formação dos seus vendedores.
    O conhecimento faz a diferença. O bom senso também. Tal como o saber estar. Tudo se pode aprender. Quem pensa que não precisa de saber sempre mais todos os dias, já perdeu o comboio da oportunidade sem o saber e vai ficar, como disse tão bem o Fernando Fernandes, ao nível do feijão com arroz.
    E quem pensar que basta ter uma formação em técnicas de vendas para ser vendedor, está muitíssimo enganado.
    A repetição está na base do conhecimento!!!!!

    • ffescritor
      17 de janeiro de 2014 ás 13:44

      Artur, seja bem vindo e parabéns pela lucidez em seus comentários. Concordo plenamente com seu ponto de vista. Esperamos poder contar com sua opinião em nossos outros artigos.
      Fernando

  • wilson
    17 de janeiro de 2014 ás 12:53

    Fernando, infelizmente esta é uma realidade do empresariado brasileiro!
    Só querem lucro, vivem do agora e esquecem do fortalecimento da equipe, do treinamento de um melhor atendimento. O despreparo, conforme vc cita é assustador. Temos que mudar esta mentalidade. Procuro sempre orientar meu profissionais com cursos e treinamentos constantes.

  • ffescritor
    17 de janeiro de 2014 ás 13:46

    Wilson, como sempre comentários positivos e com bastante conteúdo. Quem sabe, de tanto falarmos sobre o assunto, não conseguimos sensibilizar alguns líderes? Caso sua empresa queira algum treinamento, estou à disposição.
    Grande abraço e bom fim de semana,
    Fernando

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