E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Trabalho, Lazer ou os Dois?

Trabalho, Lazer ou os Dois?

Nestes dias, em que os feriados caem nas terças ou quintas-feiras, fica a expectativa de podermos descansar nas segundas ou sextas-feiras. Parece que quanto mais o tempo passa, mais fina está ficando a linha que separa o trabalho do lazer. Mais e mais pessoas se encontram lidando com questões de trabalho além das fronteiras das oito horas diárias e dos cinco dias por semana.


Inclusive, há uma tendência onde as pessoas literalmente misturam o trabalho com o prazer. Levam trabalho para ser feito nas viagens e até aproveitam o contato com a natureza, ou simplesmente o fato de estarem longe das metrópoles ou dos ambientes onde a associação com o estresse é maior, para serem mais criativas e produtivas.

 

Nos EUA, esta tendência inclusive já ganhou um nome, dado pelo sociólogo Dalton Conley, da Universidade de Nova Iorque: “Weisure Time”, que é a mistura de “work” (trabalho) com “leisure” (lazer). Para o sociólogo, está cada vez menos claro o que constitui trabalho e o que constitui diversão.

 

A questão é: será que esta nova cultura de vida e trabalho é algo bom ou ruim para nós? Para Dalton Conley, esta tendência é ruim, pois perdemos o que ele chama de “esfera privada”. Temos menos tempo para relaxar e pensarmos fora do trabalho, ao invés de sempre estarmos misturando as duas coisas na maior parte do tempo.

 

Conley ainda acredita que a nossa ansiedade econômica está na raiz deste novo estilo de vida de trabalho e lazer. Problemas financeiros parecem estar nos levando a esta mistura entre trabalho e vida em casa e, às vezes, até nas férias e feriados.

 

Será que devemos combater esta tendência dentro de cada um de nós, ou será que este é um comportamento natural e espontâneo que será cada vez mais aprofundado em nossa vida social regida pelo capitalismo?

 

Será que a busca pelo prazer no trabalho está vencendo ou o nosso medo do fracasso profissional e financeiro está dominando nossas vidas num mundo cada vez mais competitivo?

 

Como diria Mark Twain: “O Segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer”.


Deixe sua opinião! 😉

 

Com informações da CNN.com e do blog da Dra. Deborah Serani

 

Sobre o Autor: Ricardo Leite é formado em administração de empresas pela ESPM, sócio-diretor da Agência Hytrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0