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Vim, Vi e Vendi

Vim, Vi e Vendi

"A melhor maneira de fazer uma venda é promover um relacionamento amigável antes de começar". – Jeffrey Guitomer

 

Peço licença para alterar a frase do grande Júlio Cesar (Veni, vidi, vici), e inseri-la nos contexto de vendas e resultados. Vencer em vendas tem tudo a ver com a celebre frase proferida por Júlio Cesar, a milhares de anos. Se não vejamos.

Para que você encontrar os clientes e gerar negócios, é preciso muita prospecção (VIM). É necessário que você gaste solas de sapatos correndo atrás de prospects. Esses, quando bem trabalhados, podem gerar grandes negócios. Ficar em casa ou no escritório, brincando com os colegas, pode ser uma boa diversão, mas alerto que não passa disso. Lugar de vendedor é na "rua", batalhando, visitando, enviando propostas e conversando com seus clientes. É isso que Júlio Cesar fazia quando queria conquistar. Ele se fazia presente com seu exército. Não ficava em Roma, parolando e contando vantagens. Ou seja, como se diz hoje, ele corria atrás dos resultados. Não adianta ficar reclamando que tá ruim, que não está batendo suas metas e pondo a culpa em todo mundo. Olhe no espelho e pergunte – por quê? Encontre as respostas, reavalie e comece novamente.

O ver (VIDI) significa identificar o terreno, as oportunidades. Estudar e mapear as oportunidades. Significa ter uma estratégia bem definida para poder conseguir vencer. Estar o mais próximo de seus clientes. Não permitir que clientes já conquistados partam para a concorrência. Tentar trabalhar sem um plano definido, sai muito caro para a empresa e para o próprio profissional. Ao sair de casa, tenha claro em sua mente seus objetivos. Saiba exatamente quais os clientes que irá visitar e suas possíveis objeções. Ensaie suas respostas a essas objeções. Avalie os pontos fracos e fortes de sua performance. Corrija o que não estiver bom. Esteja preparado. Acredito que este seja um dos pontos fracos da maioria dos profissionais de vendas. Eles "acreditam" que estão preparados, quando na verdade, em sua maioria, seus conhecimentos são superficiais. Apenas uma capa de verniz polido que se desfaz diante de um comprador preparado.

Vencer ou vender, esse é o desejo de todo profissional. Para chegar aqui, no entanto, é preciso dar muito duro. Esse é o verdadeiro troféu de um profissional de vendas, quando entramos na empresa com um pedido fechado, com as metas batidas. Nenhum vendedor que leve a sério sua carreira se contenta com menos. Vender é vencer. Esse é o nosso lema.

 

"As vendas não são feitas ou desfeitas dentro do escritório do cliente em potencial. São feitas ou desfeitas dentro de você". – Brian Aczar

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

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6 Comentários
  • wilson dreux
    9 de dezembro de 2012 ás 13:14

    Prezado Fernando Fernandes, vc sempre supera a todos com seus artigos. Um dele chutando o balde deu-me impulso para trocar de emprego e mudar minha vida, Parabens1!

  • Eduardo Buys
    11 de dezembro de 2012 ás 13:36

    + 1 ótimo texto:
    – dai a FFernandes o que é de FFernandes.
    Parabéns,
    @edubuys

  • Gilmar Reis
    19 de dezembro de 2012 ás 11:27

    Ótimo texto. Parabens!

  • Ana
    8 de janeiro de 2013 ás 15:05

    Caro Fernando, Júlio Cesar ao pé de si é menino do coro 🙂 Parabéns mais uma vez, FANTÁSTICO!! Continuação de muito sucesso.

  • LUCIANA DE SOUSA SILVA
    4 de fevereiro de 2013 ás 10:45

    Fernando,este artigo é maravilhoso pois mês que vem estarei gastando varias solas de sapatos,correndo atras dos meus amados clientes.Mais confesso que estarei feliz pois é o lugar que me faz sentir bem e realizada,para um vendedor que gosta de desafios,é muito bom,pois a cada produto vendido é uma nova conquista e a certeza de que estamos no caminho certo.

  • Margarete
    6 de março de 2013 ás 09:38

    Parabéns mais uma vez,”foco” é tudo!!

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