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Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?

Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?

OUVIR 3

“O sábio escutará e absorverá mais instrução…” Prov. 1:5

Podemos dizer que a orientação para sermos bons ouvintes é milenar.   No entanto, saber ouvir é diferente de escutar. Quando você apenas escuta, significa que aquilo que foi dito não o influencia ou que não é importante. Ouvir, no entanto é prestar atenção, levar em consideração e agir em conformidade. Onde podemos praticar o ouvir?  Podemos exercer a arte de ouvir com bons resultados, por exemplo, no âmbito familiar. O cônjuge  que não ouve seu parceiro, pode permitir a corrosão da relação.

Também podemos aplicar o saber ouvir no mundo corporativo. Infelizmente, esse é um dos grandes geradores de problemas nas empresas. As pessoas estão pouco dispostas a ouvir seus pares. Estão preocupadas com elas, com seus problemas e querem falar delas. Essa é apenas uma das razões pelas quais as pessoas não estão dispostas a ouvir. Muitas das vezes elas apenas escutam.

Infelizmente, muitos líderes também não estão dispostos a ouvir. Acreditam que são auto- suficientes. Ainda existe o tipo de líder que possui “ouvido seletivo”. Quer dizer, só ouve aquilo que não confronta seus pontos de vista. Gosta de “cócegas nos ouvidos”. Isso gera desmotivação e apatia às equipes que acaba tendo seus estímulos à inovação inibidos ou desestimulados. Quando o líder se preocupa em ouvir seus colaboradores,  quando está disposto a dar atenção a seus problemas, reivindicações ou necessidades, essa atitude gera um espírito de coesão, reciprocidade e de responsabilidade com resultados.

Também podemos aplicar a importância de ouvir à nossos clientes. Lamentavelmente muitos profissionais de vendas se esquecem que o segredo é  falar pouco, perguntar e ouvir muito. Quando os clientes percebem que há real interesse, fica menos na defensiva. A regra aqui é ouvir com sinceridade. Não apenas ficar balançando a cabeça, fingindo que está dando atenção ao cliente enquanto  ele fala. Quando estamos ouvindo uma pessoa, é sempre importante olhar nos olhos dela, e não ficar devaneando. Lembre-se que sua linguagem corporal pode o denunciar.

Acredito que tenha ficado bem claro a diferença entre ouvir e apenas escutar.

Como disse muito bem o especialista em liderança, John Maxell, “No seu dia a dia,lembre-se que não conseguirá aprender, quando estiver falando. Ouça os outros, permaneça humilde e vai começar a aprender coisas novas todos os dias que poderão ajudá-lo a expandir seu talento.”

“É preciso duas pessoas para falar a verdade – uma para falar e a outra para ouvir.” – Henry David Thoreau

Um forte abraço a todos,

Fernando Fernandes

www,programacases.com.br

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Sem comentários
  • lucas de almeida jacinto
    17 de agosto de 2012 ás 22:47

    muito obrigado pela resposta .

    • ffescritor
      17 de agosto de 2012 ás 23:39

      Prezado Lucas

      Será sempre um prazer responder às pessoas que gostam de meus artigos. Estou à sua disposição.
      Abraços,
      Fernando Fernandes

  • Izabel Romero
    28 de agosto de 2012 ás 16:42

    Torna-se compreensivo, nesse texto, que as organizações não estão dando valor às pessoas. Efetivamente o centro vital do RH é saber colocar a comunicação interna junto com o endomarking, a concepção do bom atendimento, sabendo que tudo dependerá do conhecimento dos objetivos, da missão e dos valores agregados, para os colaboradores e, principalmente, para o perfil de liderança.

    • ffescritor
      28 de agosto de 2012 ás 17:47

      Izabel, muito obrigado por sua participação. Concordo plenamente com suas observações.Estava querendo dizer, que muitas empresas, de fato, não estão preocupadas em ouvir seus colaboradores. Obriagdo, e eséro pdoer vê-la mais vezes em nosso Blog e site.
      Boa semana.
      Fernando

  • Adriane Aparecida de Oliveira
    25 de novembro de 2012 ás 16:08

    É realmente imprescindível ao ser humano a arte do ouvir . Esta verdade se traduz até mesmo em nossa fisiologia, que nos premiou com dois ouvidos e apenas uma boca. É uma qualidade primordial às lideranças, bem como em todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso gerencial e operacional . Muito bom o artigo e a temática.
    Parabéns !

    • ffescritor
      26 de novembro de 2012 ás 23:15

      Adriane, obrigado pela visita e interação. Espero que volte e compartilhe com os amigos.
      Grande abraço,
      Fernando

  • Rinaldo Allen Chaves
    22 de abril de 2015 ás 19:09

    É meu nobre. Disseste tudo. Na verdade, acredito que certos hábitos partem de casa e por se tornarem parte do comportamento das pessoas, são observados em outros ambientes, entre eles, o local de trabalho.
    É uma questão de extrema importância em todos os níveis de relacionamento.
    Mas, como outras, pode ser trabalhada, afinal é uma habilidade.
    Grande abraço.

    • ffescritor
      28 de abril de 2015 ás 01:07

      Olá Rinaldo.
      Obrigado por suas sábias palavras. Seja sempre bem vindo.
      Grande abraço ao amigo,
      Fernando

  • ffescritor
    22 de abril de 2015 ás 22:16

    Valeu Rinaldo. Obrigado por seu comentário positivo. É sempre bom receber feedback de nossos leitores. Esperamos poder vê-lo mais vezes.
    Grande abraço,
    Fernando

  • Nelson amarildo r oliveira
    3 de março de 2016 ás 13:11

    Você nao deu sentido errado para escutar?pelo que entendi vc deu uma explicação ao contrario do demais site.

    • ffescritor
      25 de maio de 2016 ás 13:38

      Olá Nelson
      Peço desculpas pela demora em responder. Parece que você tem razão em sua observação.
      Vou consultar melhor e se sua observação estiver correta, reescrevo o artigo.
      Obrigado por nos ajudar.
      Grande abraço,
      Fernando

  • Michele Oliveira
    13 de julho de 2016 ás 23:09

    Os líderes têm muito o que aprender com seus funcionários!!!

    • ffescritor
      14 de julho de 2016 ás 01:57

      Oi Michele

      Que bom ver seu comentário. Obrigado e por favor, volte sempre.
      Grande abraço,
      Fernando Fernandes

  • ANDRE CARVALHO DA SILVA
    26 de abril de 2017 ás 00:26

    OUVIR QUANDO HÁ POUCA INTERAçÃO
    ÃO E ESCUTAR QUANDO ESTÁ PRESTANDO ATENÇÃO AO QUE É EMITIDO

    • ffescritor
      6 de maio de 2017 ás 19:14

      Seja bem vindo André e obrigado por sua postagem. Grande abraço,
      Fernando

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