E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Você sabe o que é sucesso?

Você sabe o que é sucesso?

Ontem, dia 12 de Setembro, tive o prazer de palestrar para mais de 500 alunos e convidados do Centro Universitário de Ensino Uniasselvi de Guaramirim, SC. Foi  um grande prazer, ver tantos jovens interessados no tema sobre “sucesso”.

Comecei falando sobre “o que é sucesso”, pois acredito que há algumas contradições sobre o tema. Abordei que para muitos especialistas, o sucesso é como uma digital -único e cada um tem o seu. Também não está associado à fama, glamour ou mesmo a dinheiro.

Será que existe uma “mapa da mina” quando o assunto é porque algumas têm sucesso e outros não? Apresentei aos alunos, o resultado da pesquisa conduzida por Malcom Gladwell e publicado no livro “Fora de série”. Nele, Gladwell, apresenta algumas condições/características inerentes às pessoas de sucesso, como, apoio da família, apoio de amigos, sorte e mais de dez mil horas de prática.

Tomei a liberdade de acrescentar alguns pontos aos apresentados por Gladwell, que julgo serem extremamente importantes, quando o tema é sucesso. Falei de três coisas importantes.

Primeiro, segundo Logfellow, “as pessoas vão para o túmulo com toda sua música aprisionada dentro delas”. Ele quis dizer que, grande parte das pessoas morre sem descobrir seu verdadeiro “dom”. Hoje, os especialistas chamam isso de vocação. No entanto, não interessa o nome, e sim, que precisamos descobrir porque viemos ao mundo.

Segundo, seja feliz com o que está fazendo. Não importa qual a sua profissão, ou aquilo que está fazendo para sua sobrevivência. Se você a realiza com felicidade, com certeza se tornará numa pessoa de sucesso.

Terceiro, inove e seja uma pessoa resiliente. Citei o exemplo do camelô, Juarez da Silva, 23, de São Paulo, que viu suas vendas despencar. Os motoristas que param no semáforo, não carregam mais dinheiro. Ele abriu uma pequena empresa e solicitou uma máquina de cartão de débito e de crédito. Agora, ele vende seus produtos carregando sua máquina no peito e, os motoristas não têm mais desculpas para não comprar. Suas vendas explodiram.

Quando o assunto é resiliência, Alan Fonteles é o cara. Mesmo tendo parte de suas pernas amputadas, se tornou o primeiro medalhista de ouro nos 200 metros nos jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Lembram-se do Renato Sorriso? Foi através de sua alegria, inovação e resiliência, que ele transformou sua vida. Saltou de gari a embaixador das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Tudo isso, graças à sua alegria.

Não sei se todas essas dicas podem ajudá-lo a se tronar uma pessoa de sucesso, mas com certeza, o fará pensar melhor sobre o tema. Lembre-se: “não é o sucesso que traz felicidade. É a felicidade que traz o sucesso”.

Um abraço a todos,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
  • Izabel Romero
    13 de setembro de 2012 ás 23:56

    Realmente suas observações são pertinentes ao momento.Muitos pensam no sucesso, mas não pensam na qualidade do prazer em desenvolver sua própria vida, Desempenho com talento esatisfação trará mais e mais motivação e produção, superando todos os limites. Parabéns!

    • ffescritor
      14 de setembro de 2012 ás 17:23

      Izabel, muito obrigado por seus comentários. Concordo plenamente com sua opinião. Espero poder vê-la mais vezes por aqui.
      Abraços e bom fim de semana.
      Fernando Fernandes

  • Cezar Marques
    18 de setembro de 2012 ás 18:04

    O Sucesso e colocar todos os seus esforcos em fazer o seu melhor! Colocar seu coracao e amor em tudo o que voce faz. Finalizando: quando voce tem habilidades e tem ciencia e certeza do que faz, tudo o mais caminhara mais facil.

    • ffescritor
      20 de setembro de 2012 ás 12:54

      Cezar, bom dia
      Muito obrigado por sua participação. Espero vê-lo mais vezes em nosso site e Blog.Concordo plenamente com seu ponto de vista sobre “sucesso”.
      Abraços.

Total
0